A consideração pelos animais e o ambientalismo frequentemente são confundidos. Não é incomum que muitas pessoas, incluindo defensores dos animais, apoiem o ambientalismo por acreditarem equivocadamente que este tem como meta beneficiar os animais.
Entretanto, o que essas pessoas não sabem é que esses dois tipos de visão partem de fundamentos opostos. A defesa dos animais é centrada na consideração pelos indivíduos sencientes, isto é, pelos seres capazes de sofrer e desfrutar. Já o ambientalismo defende que certas entidades não sencientes são dignas de consideração moral direta (e não, enquanto recurso para os seres sencientes). Como está claro, muito frequentemente, essas metas conflitam na prática.
O trabalho mais minucioso e completo que conheço sobre a oposição entre consideração pelos animais e ambientalismo é “El conflicto entre la ética animal y la ética ambiental: bibliografía analítica”, de Daniel Dorado. O autor analisou 347 artigos que tratam do tema, de ambos os lados. Vale muito a pena ler. Felizmente, o trabalho está disponível online e pode ser lido no link a seguir:
https://e-archivo.uc3m.es/bitstream/handle/10016/21496/conflicto_dorado_tesis_2015.pdf?fbclid=IwAR3mTwAROAmyNoPtJH4Zpl53GMfPWed5EYuzNjmlqSRGFT8UUEejHsjdbII